Desde 2014, SESC-SC segue ampliando projeto Phantosys

CaSesc-scse de sucesso SESC-SC com os principais benefícios destacados pela organização que, em mais de 3 anos de uso, segue ampliando projeto Phantosys.

Desde a implantação no SESC-SC em 2014, o projeto segue ampliando cobertura do gerenciamento dos sistemas e computadores da instituição.

Sem qualquer investimento em hardware adicional ou na rede, o sistema já contempla quatro das maiores sedes do SESC em SC. Após a implantação nestas unidades o Phantosys resolveu vários problemas, como a demora de instalação de novos computadores, mudança de ambientes, e agilidade na hora de solucionar problemas, evitando assim usuários ociosos e reduzindo a demanda de chamados para a equipe de TI.

A instalação de um PC no ambiente Phantosys é praticamente instantânea, pois tudo o que o administrador precisa é configurar o PC cliente para inicializar pela rede (boot PXE) que acessa o servidor e conclui a inicialização do sistema operacional em alguns minutos e já fica a disposição do usuário com sua área de trabalho pronta, enquanto continua a cópia do disco virtual em segundo plano até o armazenamento total no próprio computador do usuário. Assim, mesmo que o computador seja desconectado da rede do servidor Phantosys, mantem sua operação normalmente.

A tecnologia de Recuperação Automática, implementada pelo gerenciador de disco Phantosys instalado em cada PC, funciona de forma independente dos sistemas operacionais que ele armazena. Desta forma os computadores permanecem sempre no estado original do modelo customizado pela área de TI, com performance otimizada e imunes a contaminações.

Outra facilidade para o administrador da rede é a capacidade de aplicar alterações na imagem padrão (updates ou instalação de novos aplicativos) e comandar de forma centralizada para que todos os PCs sincronizem apenas as alterações que são copiadas pela rede de forma diferencial, portanto praticamente sem impacto para a rede. Ainda, quaisquer alterações podem ser revertidas para pontos anteriores (roll-back) instantaneamente.

No SESC, o sistema gerencia tanto os computadores de uso coletivo, como bibliotecas e laboratórios de informática, como também computadores de uso administrativo. Nesses foi utilizada uma estratégia de implantação diferenciada que Phantosys permite: o disco virtual que contém o sistema operacional se mantém separado da partição que contém os dados de usuário, com autenticação integrada com o Active Directory. Desta forma, o sistema operacional pode ser modificado com atualizações instaladas no disco virtual armazenado no servidor e replicado com o dos clientes, e também podem ter seu sistema recuperado instantaneamente ao estado original, enquanto os dados dos usuários armazenados localmente se mantém intactos.

Deixe uma resposta